Soluções Sustentáveis para Combater as Voçorocas
As voçorocas são processos erosivos que resultam na formação de grandes ravinas ou erosões lineares no solo. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por diversos fatores, como chuvas intensas e desmatamento inadequado.
No entanto, suas consequências vão além do que podemos ver superficialmente. As voçorocas aceleram a erosão do solo, comprometem a biodiversidade local, causam assoreamento de rios e córregos e até mesmo ameaçam estruturas humanas, como casas e estradas. Além disto, inutiliza o terreno para qualquer aproveitamento econômico, como plantações, pastagens ou mesmo lazer.
As voçorocas continuam a se expandir, intensificando os danos ao meio ambiente e à comunidade local;
Perda de habitat para a fauna e flora, contaminação de recursos hídricos;
Aumento da vulnerabilidade a desastres naturais e perda de terras produtivas para agricultura e outras atividades econômicas.
Sustentabilidade em mão dupla na recuperação do meio ambiente.
A solução IVOTI é uma iniciativa que visa beneficiar uma grande extensão territorial, recuperando áreas degradadas pelas voçorocas através de uma metodologia própria que não apenas resolve um problema ambiental significativo, mas também oferece uma solução sustentável e inovadora, utilizando rejeitos da exploração de minério de ferro para preencher essas voçorocas e recuperar as áreas degradadas.
Ao utilizar os materiais de rejeito da mineração, estamos dando uma nova utilidade a estes materiais e contribuindo, em mão dupla, com o meio ambiente. Além disso, estamos reduzindo a necessidade de extrair mais recursos naturais para fins de recuperação ambiental, o que contribui para a conservação dos ecossistemas.
A Tazay, em parceria com a CheckSlope e CME, apresentam neste documento alternativas de áreas, de baixa DMT, localizadas no município de Itabirito/MG, para disposição de rejeitos do material oriundo da Mina de Pau Branco – V&M, com foco na recuperação de áreas em processos erosivos ocasionados pelo intemperismo regional.
Realizar recuperação ambiental de áreas degradadas pelo intemperismo regional.
Utilizar áreas previamente licenciadas pelo município e órgão para receber material classe IIA e IIB.
Promover junto ao município e órgãos competentes o licenciamento de novas áreas degradas para recomposição do relevo utilizando rejeito da mineração.
Realizar a recuperação ambiental e revegetação com o plantio de espécies nativas.
Áreas Licenciadas
A propriedade rural possui diversas áreas em processos erosivos ocasionados pelo intemperismo regional, as quais foram mapeadas e identificadas como áreas com forte potencial para receber a intervenção com o objetivo de recuperação ambiental.
As área mapeadas para a FASE I constituem somadas um total de 8,3 ha, ou seja, aproximadamente 83 mil metros quadrados, que após a recomposição do relevos e da vegetação nativa podem vir a ser áreas verdes de preservação.
As áreas mapeadas para a FASE I da solução, com 8,3ha e profundidade média de 20 metros, têm a capacidade para receber até 3,0 milhões de toneladas de material, classe IIA e IIB inerte não perigoso, oriundo do processo de contração (rejeito).
Áreas Licenciadas
Área 01
5,0 hectares
de área total
Volume nominal:
900.000 m³
Capacidade:
1,8 milhões
de toneladas
Área 02
3,3 hectares
de área total
Volume nominal:
600.000 m³
Capacidade:
1,2 milhões
de toneladas
Áreas Licenciadas
Na FASE II da solução serão licenciadas novas áreas para receber material oriundo do processo de contração (rejeito).
As área mapeadas para a FASE II constituem outras 06 voçorocas que somadas um total de 20,0 ha, ou seja, aproximadamente 200 mil metros quadrados, que após a recomposição do relevos e da vegetação nativa podem também vir a serem áreas verdes de preservação.
As áreas mapeadas para a FASE II da solução, com 20 ha e profundidade média de 20 metros, têm a capacidade para receber até 7,0 milhões de toneladas de material, classe IIA e IIB inerte não perigoso, oriundo do processo de contração (rejeito).
Área total:
20,0 hectares
Volume nominal:
3,6 milhões de m³
Capacidade:
7,2 milhões
de toneladas
Baixo investimento em infraestrutura
Baixo risco no transporte
Distancia média para o transporte (DMT) de aproximadamente 34 km (por trecho)
Mão de obra disponível na região
Interesse público e privado na recuperação da área
É importante destacar que o processo de disposição possui impacto ambiental positivo, promovendo a recuperação de área, interrompendo os processos erosivos ocasionados pelo intemperismo regional
Acesso 95% pavimentado e 5% estrada de terra batida
Baixa interação com povoados/população
Licenciamento aprovado com área de 8,3ha para disposição ate 3,0 milhões de toneladas de material
Processo em andamento de licenciamento de novas áreas com aproximadamente 20 ha para receber cerca de 1,5 milhões de toneladas ao ano de material
Processo de licenciamentos de novas áreas mapeadas para proceder a recomposição do relevo e a recuperação ambiental
Geração de emprego para região
Geração de valor para o Município e para a V&M indo ao encontro do conceito de ESG, políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança
Restauro da flora e da fauna local
Recuperação ambiental de áreas degradadas como erosões e voçorocas de grandes proporções
Com a implementação bem-sucedida desta solução, poderemos transformar esses espaços degradados em locais úteis e produtivos para a comunidade. Isso pode incluir a criação de áreas verdes, espaços de lazer, trilhas para caminhadas, atividades agrícolas sustentáveis e até mesmo a restauração de ecossistemas nativos.
Essas novas oportunidades não apenas beneficiarão o meio ambiente, mas também proporcionarão qualidade de vida e oportunidades econômicas para todos que vivem nesta região.